quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PSICOSSOMÁTICO? QUANDO ACONTECE?



Influência das emoções sobre a saúde física.

As emoções podem traduzir-se em respostas somáticas no eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal.

Quando isto acontece, altera-se a sintonia entre o cérebro e os sistemas endócrino e imunológico, o que leva ao desencadeamento de uma série de problemas.

O preço da pressão e a sua repercussão no organismo pode-se mostrar em:-

1-    Distúrbios Cardiovasculares:- infarto, derrame, hipertensão, arritmias.

 Situações de pressão emocional estimulam a liberação dos hormônios adrenalina, noradrenalina e cortisol entre outros. Com isso, o coração bate mais rápido, a pressão arterial sobe e as taxas de colesterol aumentam. 

Um estudo com pacientes de hipertensão mostrou que 80% deles associaram a crise  de pressão alta a um evento de desgaste emocional

2-    Dores Crônicas:- dor na costas, cefaleias, dor pré- menstrual, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica.

Explicação:- a descarga de adrenalina e cortisol na corrente sanguínea reduz a produção de endorfinas e serotoninas, substancias associadas ao alívio da dor e à sensação de bem estar, respectivamente.

Vários estudos mostraram que um evento emocionalmente desgastante pode aumentar a sensação dolorosa em até 20%. 

3-    Doenças Dermatológicas:- hiperidrose, prurido., dermatite, queda de cabelo, psoríase, herpes, vitiligo.

É bastante comum sentir na pele as aflições psiquicas. Isso porque a pele é um órgão repleto de terminações nervosas, o que a torna muito sensível às alterações da química cerebral. Pessoas ansiosas, depressivas, estressadas, tendem a desenvolver ou piorar problemas como a dermatite, acne, psoríase e queda de cabelo.

4-    Doenças Endócrinas:- diabetes tipo II,  hiper ou hipotireoidismo e hipoglicemia.

Como o hipotálamo modula também as defesas do organismo, um problema de ordem emocional pode desencadear um ataque do sistema imunológico à tireoide e ao pâncreas, o órgão produtor da insulina. 

A descarga hormonal desregula a liberação de glicose na corrente sanguínea, o que leva ao diabetes ou à hipoglicemia.

5-    Problemas Gastrointestinais:- distúrbios esofágicos, dispepsia, diverticulite, diarreia, constipação, gastrite, úlcera gástrica, síndrome do intestino irritável, retocolite ulcerativa.

Em resposta à pressão emocional, o organismo aumenta a produção de substancias tóxica ao estomago e aos intestinos. Em 75% dos casos a colite ulcerativa é psicossomática. O desequilíbrio na produção de noradrenalina e cortisol aumenta ou reduz ainda os movimentos intestinais agravando alguns distúrbios como a diverticulite.

6 – Problemas Respiratórios:- asma, hiperventilação, rinite alérgica.

Problemas de ordem emocional podem desiquilibrar a produção das substancias envolvidas na dilatação dos brônquios, agravando os sintomas da asma. Pode ocorrer ainda uma resposta desmedida do sistema imunológico a determinados alérgenos, como a poeira, deflagrando uma crise alérgica.

7-Distúrbios Imunológicos:- lúpus, artrite reumatoide, depressão imune inespecífica.

A atividade integrada entre o hipotálamo, a hipófise e a glândula suprarrenal repercute diretamente no sistema imunológico. Com a falta de sintonia entre esses sistemas, as células de defesa passam a atacar outras células do organismo.

 O sintoma somático aparece muitas vezes para escamotear a angustia. Manifestar um sofrimento que não pode ser expressado de outra maneira. 

A incapacidade de elaboração mental da excitação a orienta para descargas automáticas pelo comportamento, ou através da perturbação do funcionamento orgânico ou mesmo celular.

A Psicossomática se diferencia da Psicanalise ao tratar pacientes com uma sintomatologia somática. Para isso, a formação do psicossomaticista pressupõe uma compreensão profunda do Inconsciente e suas manifestações, e uma intimidade com as dinâmicas psiquicas , propiciadas pelo referencial psicanalítico e pela analise pessoal.

Isabel F.Cabrini Rayes
Psicóloga Clinica/Psicossomaticista
CRP 06/82449
Fone 9656-7703 

USE PROTETOR SOLAR QUE OBTENHA REGISTRO PELA ANVISA

Falta de registro pode ocasionar graves problemas de saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alerta a população para a compra de protetores solares falsificados.
Por causa desses produtos que estão à venda no mercado, o Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária (INBRAVISA) reforça o alerta para que a sociedade adquira protetores solares que contenham o registro da ANVISA.

Segundo a ANVISA o consumidor deverá comprar protetores solares em farmácias, supermercados ou em lojas devidamente estabelecidas e jamais devem adquiri-los de ambulantes ou camelos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária pede que a população tenha cuidado com marcas desconhecidas ou com preço muito abaixo da média e os consumidores precisam verificar as informações no rótulo do produto, além disso tem que checar se no protetor solar consta o endereço do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

QUEDA DE MORTES POR MALÁRIA

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde constatou queda, entre 2005 e 2009, no número de casos, internações e mortes provocadas pela malária. Os registros passaram de 607.801, em 2005, para 306.908, em 2009. As mortes diminuíram 52%, de 122 para 58, e a quantidade de pessoas hospitalizadas caiu 60%, de 11.149 para 4.442 nesse período.
Para o coordenador do Programa Nacional de Controle da Malária, José Ladislau, a redução nos indicadores está relacionada à ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento. Em 2003, 48% dos doentes recebiam medicação. No ano passado, o percentual foi de 60%.
Apesar da queda, a incidência da malária continua alta no País. Um dos desafios é amenizar o sabor amargo das drogas usadas para tratar a doença, principal motivo de abandono do tratamento, que dura uma semana. “As pessoas desistem pela metade e aumentam a resistência do parasita ao remédio”, disse Ladislau à Agência Brasil.
O laboratório Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aguarda o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fornecer um comprimido que reúne as duas drogas (cloroquina e primaquina) usadas no tratamento.
O total de casos este ano deve ser semelhante ao de 2009, com pouca variação de queda, conforme estimativa de Ladislau. O motivo, segundo o coordenador, é o crescimento de casos no primeiro semestre, por causa da interrupção de ações de controle nos municípios e também do registro de surtos na Ilha de Marajó, no Pará.
Os Estados da Amazônia Legal são os mais afetados pela malária, respondendo por 98% das notificações. Em 2009, o Pará e o Amazonas lideraram o ranking, com quase 100 mil casos cada um. A partir de janeiro, começará a distribuição de 1,1 milhão de mosquiteiros e 500 mil testes rápidos para diagnóstico, resultado do plano de prevenção e controle da malária em 47 municípios da região amazônica, financiado pelo Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária. A meta é reduzir os casos para aproximadamente 150 mil até 2015.
A malária é causada por um parasita transmitido pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. A doença provoca fraqueza, febre alta, calafrios e dores de cabeça e no corpo. Jovens com até 29 anos, mulheres e crianças são as principais vítimas. Além disso, uma mesma pessoa pode ser infectada várias vezes, e ainda não existe vacina. As formas de prevenção são o uso de telas em portas e janelas, mosquiteiros com inseticida e repelentes. 

FISCAIS ENCONTRAM IRREGULARIDADES EM PLATAFORMAS

DO RIO - O Ministério do Trabalho voltou a autuar a Petrobras por más condições em plataformas. Desta vez, fiscais da superintendência do Rio lavraram nove autos de infração após fiscalização na P-32, na bacia de Campos. Em agosto, a P-33 chegou a ter atividades suspensas pela ANP, que alegou haver riscos à segurança operacional da plataforma.

Na P-32 foram encontradas, entre outras irregularidades, escadas de acesso em estado de corrosão e instalações elétricas em condições de risco.
A estatal informou que está tomando providências para resolver os problemas encontrados e que alguns deles já foram solucionados.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A RECUSA DE PLANO MÉDICO TERÁ QUE SER JUSTIFICADA

Depende da Câmara dos Deputados agora analisar Projeto de Lei nº 7762/10, que obrigará operadoras de plano de saúde a justificarem por escrito a recusa em realizar procedimentos, exames, internações ou outras condutas. A medida, sugerida por Procons e pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), visa munir órgãos de defesa do consumidor de informações sobre o atendimento oferecido à população.

O projeto irá alterar a Lei dos Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde (Lei 9.656), vigente desde 1998. Neste informe, as operadoras de planos deverão indicar, de três em três meses, à Agência Nacional de Saúde, ao Conselho Nacional de Medicina e aos órgãos locais de proteção e defesa do consumidor quantos e quais procedimentos foram negados, quando ocorreu a recusa, o responsável pela decisão técnica e o motivo da recusa previsto por lei ou com base no contrato assinado. 
Outra medida que visa melhorar o atendimento seria ampliar a possibilidade de não cumprir tempo de carência em caso de mudança de convênio.

EDITAL PARA CONCURSO DA PETROBRAS

A Petróleo Brasileiro S.A(Petrobras) divugou),edital de concurso para provimento de 838 vagas além de cadastro reserva. Os candidatos devem se inscrever no site da Fundação Cesgranrio no período de 10 a 27/01/2011. A taxa de inscrição para os cargos de nível médio é de R$ 30,00. Já para nível superior, R$ 45,00.

As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP, Três Lagoas/MS e Vitória/ES, na data provável de 27 de fevereiro de 2011.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

IRREGULARIDADES EM PORTOS DO RN

Ação fiscal realizada pelo Ministério Público do Trabalho, através da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário CONAPTA, constatou inúmeras irregularidades nos Portos da Cidade de Natal/RN e no Terminal Salineiro de Areia Branca/RN.

As irregularidades, na sua maioria, representam risco imediato aos trabalhadores que atuam na rotina de cais do porto, seja realizando embarque e desembarque de produtos, seja conduzindo embarcações ou realizando a guarda patrimonial do cais.

Inicialmente, no porto de Natal/RN, foi observado a falta de controle de acesso eletrônico eficaz à área portuária, fato este que facilitaria a entrada de pessoas desautorizadas ou não identificadas. A fiscalização constatou também que a guarda portuária era realizada de forma terceirizada, não possuindo equipamentos de proteção como colete a prova de balas e armamento adequado.

Os Procuradores do Trabalho também constataram que inexiste qualquer sinalização de trânsito na área portuária, havendo confusão entre o fluxo de máquinas, veículos e trabalhadores.

Para o Procurador Francisco Marcelo de Almeida Andrade, tal situação gera potencial risco de acidentes, uma vez que as máquinas e veículos utilizados no cais são de grande porte e podem atropelar pedestres ou colidirem entre si, caso a sinalização e disciplinamento do trânsito não seja realizado adequadamente.

Tal perigo torna-se ainda maior quando constatada a existência de inúmeros veículos particulares que transitavam livremente e ficam estacionados em locais desprovidos de qualquer regulação.

Outro fato que chamou a atenção da ação fiscal foi a utilização de caminhões em precário estado de conservação, inclusive com pneus “carecas” e que fazem o transporte de contêiner de várias toneladas.

Apesar dos riscos inerentes à atividade portuária, foi constatada a ausência de fornecimento ou não utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs  como luvas, capa de chuva e protetor solar, este último necessário diante da exposição diária do trabalhador à radiação do sol.

A situação torna-se ainda mais perigosa quando constatado que a capatazia e contra-mestres não realizavam a fiscalizam das atividades de carga e descargas de navios, uma vez que se ausentavam do local para realizarem outras atividades

Foi constatado também  banheiros com portas trancadas e não fornecimento de água potável aos trabalhadores, durante as operações portuárias, fato que somado às demais irregularidades, tornam o ambiente laboral ainda mais insalubre.

Porto salineiro também colecionava irregularidades

O terminal salineiro da cidade de Areia Branca, conhecido como “porto ilha”, também foi alvo da fiscalização realizada pelo Ministério Público do Trabalho – MPT.

O porto trata-se de uma curiosa estrutura construída em alto mar pela empresa norte americana Soros Associates Consulting Engineers, e desde os anos 70 concentra a atividade de escoação do sal produzido no estado do RN

A ilha artificial possui cerca de 15.000 metros quadrados, tendo sua construção consumido U$ 35 milhões. O porto é responsável pela distribuição do sal para países como México, Canadá, Venezuela, África, Europa e Estados Unidos.

Apesar da grandiosidade de sua estrutura física o “porto ilha” concentra inúmeras irregularidades que foram alvo do relatório final realizado pelo MPT.

Os refeitórios e banheiros foram encontrados em más condições de higiene e conservação. O prédio da oficina, que já está interditado pela SRTE/RN, desde fevereiro de 2010, por estar com sua integridade estrutural comprometida, ainda tinha trânsito de trabalhadores, e até a data da inspeção nada  havia sido feito para recuperá-lo ou demoli-lo.

Máquinas sucateadas e lixo no ambiente de trabalho também foram alvo de constatação, assim como o fato do heliporto está desativado há mais de 4 anos.

Em caso de acidentes não há organização de plano de contingência para retirada de acidentado do Porto Ilha, inexistindo lancha rápida para transporte de acidentado até o continente;

Agravando a falta de segurança laboral, o porto não contava com Técnico de Segurança e a comissão Interna de prevenção de acidentes - CIPA estava desativada desde fevereiro de 2010.

Medidas

O MPT após a realização das inspeções realizou audiências que reuniram os Sindicatos dos trabalhadores portuários, representantes do Órgão Gestor de Mão-de-Obra – OGMO, Companhia Docas do Rio Grande do Norte – CODERN, Operadores portuários e o Coordenador da equipe do Grupo Móvel portuário Aguaviário do Ministério do Trabalho e Emprego – MPTE.

Como resultado dos debates, o Coordenador do Operador Portuário PROGECO DO BRASIL TERMINAL INTERMODAL LTDA, aceitou firmar o Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo Ministério Público do Trabalho, visando solucionar as irregularidades relativas às suas atribuições.

Por sua vez, os representantes do OGMO se propuseram a submeter ao seu Conselho de Supervisão o Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo Ministério Público.

A equipe móvel do CONTPA, responsável pela ação fiscal, advertiu os representantes do OGMO  que a negativa de assinatura do Termo proposto poderá ensejar o ajuizamento de Ação Civil Pública, objetivando fazê-lo cumprir as obrigações de fazer nele contidas, com a cominação de multa pelo descumprimento.

Fonte: Ascom PRT 21ª Região/ Rio Grande do Norte

sábado, 25 de dezembro de 2010

PROCEDIMENTOS PARA O H2S - GÁS DA MORTE



Formas de determinação de H2S em água:

1. Papel embebido em acetato de chumbo – qualitativo; 
2. Determinação pelo método iodométrico – determina sulfetos totais; 
3. Determinação pelo método potenciométrico; 
4. Kits de análise de H2S 
5. Outros

O que fazer em caso de detecção de H2S?

1. Havendo suspeitas ou detecção de H2S em algum ponto da instalação, deverão ser adotadas as seguintes orientações: 
2. Retirar-se do local e dirigir-se para local bem ventilado; 
3. Comunicar imediatamente a sala de controle; A sala de controle devera acionar imediatamente o técnico de segurança; 
4. O técnico de segurança deverá equipar-se com conjunto autônomo de respiração e detector portátil de gás para monitorar a presença do gás; 
5. Confirmada a presença do gás, e dependendo da quantidade, o técnico de segurança acionará o plano de ação específico para cada caso;

Primeiros socorros

1. Equipar-se com conjunto autônomo de respiração; 
2. Avaliar o local do acidente; 
3. Havendo possibilidade, resgatar o acidentado e levá-lo para um local ventilado. Caso contrário, solicitar auxílio de uma equipe de resgate; 
4. Requisitar a presença do técnico de enfermagem para dar continuidade aos primeiros socorros.

Recomendações gerais e medidas preventivas

· Evitar condições de estagnação de água de produção e água do mar, seja em vasos de pressão, tanques e linhas; 
· Manter os sistemas que manuseiam água de produção com a menor quantidade de depósitos possível, através de limpezas mais freqüentes; 
· Todo aditivo empregado em sistemas onde haverá pontos de estagnação ou confinamento, não deverá constituir-se de substâncias que possam vir a ser utilizadas como nutriente ou sofrer decomposição; 
· Sempre que houver necessidade de drenar para a atmosfera água estagnada, seguir os procedimentos de segurança indicados para uma possível ocorrência de H2S, especialmente em ambientes confinados; 
· Todos os envolvidos nas operações de sistemas de produção, armazenagem e transferência de óleo e água de formação devem conhecer os procedimentos de segurança, operacionais e de emergência utilizados em situações onde há presença de H2S; 
· As instalações deverão estar equipadas com sistema de detecção e alarme, específicos para H2S, bem como placas indicativas alertando para uma possível exposição ao gás. A localização dos sensores deverá seguir as indicações efetuadas pela análise de risco; 
· A concentração do H2S não deverá ser inferida apenas pelo odor, pois esta indicação não é confiável; 
· Como o H2S tende a se acumular nos pontos mais baixos de uma instalação, é necessário intensificar os cuidados nestes locais; 
· Incluir nos “briefing” de segurança e diálogos diários ou periódicos (DDS) os aspectos relativos a segurança em operações onde possa haver a presença de H2S; 
· No caso de alarme de emergência devido a presença de H2S, o coordenador da emergência deverá observar a direção do vento para escolha dos melhores pontos de reunião; 
· A utilização de máscara com filtro químico, tipo Parat II deverá se restringir aos casos em que a atmosfera apresente no mínimo 18% de oxigênio e a concentração de H2S não seja superior a 150 ppm. Deverá ser utilizada apenas como máscara de fuga; 
· Todas as instalações deverão possuir birutas ou bandeirolas distribuidas pela unidade para facilitar a observação da direção do vento de qualquer ponto da instalação, inclusive à noite; 
· Todo trabalho onde existe a possibilidade da presença de H2S deverá ser executado mediante emissão de PT (permissão para trabalho) emitida pelo supervisor da área e com o endosso do técnico de segurança, observando-se as disposições constantes neste documento; 
· Deverão ser realizados treinamentos teóricos sobre H2S, práticos sobre a utilização dos equipamentos autônomos de respiração e simulados de emergência com H2S com primeiros socorros para todo o pessoal; 
· Deverão ser instalados sensores fixos na sucção dos sistemas de VAC (ventilação e ar condicionado) e dos compressores de ar; 
· Garantir que o sistema de ventilação e exaustão esteja operacional e de forma eficiente; 
· Criar condições para facilitar a remoção rápida de pessoas intoxicadas dos locais de difícil acesso e da própria instalação; 
· Realizar análise de risco para determinar os possíveis locais com presença de H2S; 
· Prever facilidades para a instalação de ventilação forçada, bem como de meios de comunicação em locais confinados; 
· Todos os trabalhos em locais onde há possibilidade de ocorrência de H2S deverão ser executados com a presença de pelo menos duas pessoas. 
Legenda:

PPM = PARTES POR MILHÃO DE PARTES DE AR
PPB = PARTES POR BILHÃO DE PARTES DE AR

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PARA GARIS

A atividade profissional dos empregados em serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo poderá ser considerada insalubre e penosa. A determinação está contida em projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais. Do senador Paulo Paim (PT-RS), a proposta foi aprovada com emendas do relator, senador José Nery (PSOL-PA), e segue agora para exame da Comissão de Assuntos Econômicos, onde receberá decisão terminativa.

Paim argumenta que essa categoria de trabalhadores submete-se a uma jornada de trabalho não só penosa, como também insalubre, em função das condições em que é exercida, do manuseio de produtos para limpeza, higiene e conservação, bem como do contato com lixo e detritos, muitas vezes em estado de decomposição, que podem provocar moléstias graves.

Ao concordar com essas ponderações, José Nery afirmou haver estudos que demonstram a existência de algumas patologias que afetam essa categoria, como decorrência tanto dos riscos laborais, quanto das condições psicossociais envolvidas na execução desse tipo de trabalho.

Por esses motivos, informou ele, o Ministério do Trabalho já estabelece, em regulamento, que o trabalho em contato permanente com o lixo urbano (coleta, varredura de ruas e industrialização) é atividade insalubre .

EXPLOSÃO EM OLEODUTO DEIXA MORTOS NO MEXICO

México - A explosão de um duto da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), provocada aparentemente por roubo de combustível, deixou pelo menos 28 mortos e 52 feridos neste domingo, 19, na comunidade de San Martín Texmelucan (centro), de acordo com informações do governo local.

"Temos que lamentar 28 pessoas mortas, 12 delas menores de idade, e 52 feridos", disse durante entrevista coletiva Laura Gurza, diretora de Defesa Civil da secretaria de governo (Ministério do Interior) do México.

O balanço anterior dava conta de 22 mortos, mas este foi atualizado após a localização de seis corpos nos escombros de casas totalmente carbonizadas.

O número de vítimas "é preliminar, pode aumentar à medida que continuarem os trabalhos de busca e resgate entre os escombros", disse, por sua vez, Francisco Blake, secretário de governo, que viajou ao local do incidente.


Destruição

Segundo o governo local, a explosão destruiu 32 casas, danificou 83 casas e levou à evacuação de centenas de pessoas que viviam na região.

A explosão ocorreu após as 05h00 locais em uma comunidade do estado de Puebla, onde no último ano se registraram "problemas importantes de roubo de combustível", informou a estatal Pemex.

Canais de televisão locais exibiram imagens de uma grande nuvem de fumaça negra e de muitas pessoas abandonando suas casas para fugir da explosão.

De acordo com Valentín Meneses, secretário de governo do estado de Puebla, onde fica San Martín Texmelucan, a explosão ocorreu depois "que um bando de delinquentes perfurou os dutos da estatal Pemex (...). As ruas começaram a inundar, ocorreu uma faísca; eram rios de fogo os que víamos nas ruas".

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

AS CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO MORAL

 Quem sofre o assédio moral no trabalho, manifestará algumas reações. A primeira seria uma reação social cuja resposta corporal a ação nociva, se manifesta como isolamento social, ressentimentos, tristeza, reprodução da violência em outros espaços e até mesmo com filhos. Há aumento do uso de drogas, quebra dos laços afetivos e muitas crianças de país que sofreram violência no trabalho, tem menor desempenho na escola. Em segundo lugar, a pessoa assediada sente um mal estar que se manifesta no julgamento negativo de si, como se fosse sem valor ou mesmo um lixo. Além das varias alterações cotidianas, devido aos pensamentos repetitivos e recorrentes, com o tempo, começam a apresentar doenças e danos psíquicos com idéias de indignidade, esquecimentos, choro freqüente e que podem caminhar para a depressão, o burn-out, a síndrome do pânico e outros transtornos da esfera mental E por ultimo, que m é humilhado sistematicamente, pode sair das ideações suicidas e agir, rumo a morte, tirando a própria vida, por não suportar o sofrimento. Assim o assédio moral gera morte. "Não se morre diariamente de todas as agressões, mas perde-se uma parte de si a cada noite, volta-se para casa exausto, humilhado, deprimido. É a repetição do ato que é destruidor". Estamos diante de um risco que tem repercussões na família, desestruturando-a freqüentemente e devastando a vida daquele que sofre a violência moral ou psicológica no local de trabalho. Estamos falando de mais um risco no ambiente de trabalho, que causa danos a dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano. Daí a necessidade de compreender essa relação capital x trabalho para atuar com compromisso de classe, pois ter saúde, ser livre e feliz, envolve a ordem do conhecimento, da razão livre, dos bons encontros, da compreensão não somente de si mesmo, mas dos outros e somente com os outros podemos transformar o mundo do trabalho e a sociedade em que vivemos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PSICOTERAPIA COMBATE TRAUMAS

Pesquisadores do Rio Grande do Sul conseguiram ressuscitar medos já superados em ratos para tratar problemas psicológicos. O experimento, descrito na revista científica americana PNAS, utiliza mecanismos da memória para criar uma maneira mais eficaz de tratar distúrbios como o estresse pós-traumático.
O método utilizado para trabalhar a memória e realizar o experimento foi a psicoterapia. Esse conjunto de técnicas é capaz de criar memórias que se sobreponham a uma recordação causadora do medo.
Terapeutas podem sugerir a uma pessoa com pânico de elevador, por exemplo, que ela se imagine dentro do aparelho: entrando e saindo, subindo e descendo. Dessa forma, tentam habituá-la a uma nova memória, que, no caso, seria: elevadores são um meio de locomoção seguro. Assim, o paciente poderá se libertar de sua percepção e traumas originais: elevadores são perigosos. Os cientistas chamam esse novo pensamento, que substitui o trauma, de “memória de extinção”.
O problema é que, cessada a terapia, o medo original pode retornar, aponta o neurocientista Martin Cammarota, do Centro de Memória do Instituto do Cérebro da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e líder do grupo que publicou o trabalho na PNAS.
- A pesquisa procura entender melhor como funcionam as memórias de extinção. Assim, talvez seja possível melhorá-las para que perdurem mais tempo ou para que a terapia baseada nelas seja mais efetiva. 
No experimento com os ratos, os neurocientistas conseguiram realizar a operação inversa: enfraquecer a memória de extinção dos animais e, dessa forma, fizeram ressurgir o medo.

Cammarota explica que, quando memórias são recordadas, se tornam temporariamente maleáveis e podem ser submetidas a um de dois processos: reconsolidação - uma espécie de atualização com os dados novos da situação que motivou a recordação - e extinção - quando surge uma memória de extinção que enfraquece a recordação anterior.

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO EM 2011

Acrodo na Comissão Mista de Orçamento (CMO) poderá permitir que o salário mínimo ultrapasse os R$ 540 previstos no Orçamento da União para 2011. O aumento sairia de uma “reserva especial” no total de R$ 6,6 bilhões — também chamada “colchão” —, que seria destinada ainda a outras finalidades. A alternativa viria a atender, especialmente, às reivindicações de aposentados e pensionistas de todo o País. Para segurados do INSS que atualmente recebem acima do piso nacional, o aumento de 5,83% apenas sobre o piso vigente, de R$ 510, significa só 4,07% de acréscimo aos proventos.

O vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG), disse que R$ 1 bilhão da reserva é para atender a eventual ampliação ou reajuste dos benefícios do Bolsa Família — o programa de transferência de renda do governo. O restante seria aplicado em urgências, como o pagamento de dívidas judiciais com aposentados e pensionistas, calculadas em até R$ 2 bilhões. Descontado R$ 1 bilhão, o “colchão” poderia elevar o mínimo para algo em torno de R$ 560. 

“Não houve negociação, então nós não vamos abrir mão destes R$ 580. É a primeira vez que o presidente Lula não nos chamou para negociar”, argumentou o presidente da Força Sindical e deputado federal Paulinho da Força (PDT-SP). 

“Estamos acertando com centrais e sindicalistas que poderá ser usado o colchão para dar o aumento do salário mínimo. Vamos abrir a possibilidade, e aí eles tentarão convencer o Executivo”, disse Machado.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

EPI E INSALUBRIDADE

Existem, ainda vínculos entre EPI (NR-6) e INSALUBRIDADE (NR-15), neste caso quando é necessário realizar-se Perícias para verificar a conexão entre insalubridade e o uso do EPI. Nas perícias, é preciso caracterizar o tempo de exposição e o limite de tolerância a determinado risco pelo trabalhador, se o EPI utilizado consegue manter o risco dentro desses limites. Por exemplo, se o protetor auricular de fato protege o trabalhador para pressões sonoras dentro do limite de tolerância (pressão sonora de 85 decibéis) durante o turno de trabalho (tempo de exposição de 8 horas). O perito deve, tambem, checar todos os itens relacionados à empresa, da NR-6, para verificar a conformidade legal.  E, finalmente, checar dentro da própria empresa como são distribuídos e utilizados os EPIs (frequencia, correção do uso, treinamento, adequação, conservação e higienização). A perícia é fundamental para se ajuizar dolo ou culpa de uma empresa em acidente de trabalho e as consequências jurídicas deste fato

ESPORTE CONTRA O ALZHEIMER


A doença de Alzheimer (DA) pronuncia-se (AU-ZAI-MER) é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando:diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações  comportamentais.

Definida por muitos como “mal do século”, “peste negra”, “epidemia silenciosa” etc. a DA é ainda pouco conhecida em nosso meio e tem efeito devastador sobre a família e o doente.
Tida como uma doença rara, conhecida erroneamente como “esclerose” pela população em geral, a doença de Alzheimer representa para a comunidade sério ônus social e econômico.

A DA pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Existem relatos não documentados de DA aos 28 anos de idade.

Nos EUA, 70 a 80% dos pacientes são tratados em seus domicílios, demonstrando com clareza a importância da orientação para a família nas questões relativas aos cuidados e gerenciamento desses pacientes. O restante dos doentes está sob os cuidados de clínicas especializadas. 60% dos residentes em asilos apresentam alguma forma de demência.

Os sintomas mais comuns são: perda gradual da memória, declínio no desempenho para tarefas cotidianas, diminuição do senso crítico, desorientação têmporo-espacial, mudança na personalidade, dificuldade no aprendizado e dificuldades na área da comunicação.


Pessoas ativas têm um risco 20% menor de desenvolver o Alzheimer, doença conhecida por limar nossas lembranças. Além de prevenir esse mal, a prática esportiva contribui para controlar o problema, melhorando a habilidade de pacientes para lidar com as tarefas diárias. 

LULA SANCIONA PROJETO DO PRÉ-SAL

BRASÍLIA - Em ato no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta quarta-feira o projeto que estabelece o modelo de partilha na exploração das reservas de petróleo do pré-sal, com veto à emenda dosenador Pedro Simon (PMDB-RS). Esta, aprovada no Congresso no início do mês, muda a divisão das receitas de royalties e tira receita dos estados e municípios produtores, especialmente do Rio e do Espírito Santo.

No mesmo ato, Lula vai assinar o projeto de lei a ser enviado ao Congresso mudando a distribuição dos royalties dos campos de petróleo a serem licitados.

A proposta federal resgata o acordo fechado por Lula com os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, em novembro de 2009. O ponto de partida do entendimento é que ficam inalteradas as regras de distribuição de royalties para as áreas já licitadas e a nova fórmula se aplicará apenas às reservas que ainda serão leiloadas.

A alíquota dos royalties seria elevada de 10% para 15%; e a União reduziria sua parcela para garantir mais recursos aos estados e municípios não produtores. A alíquota dos estados produtores cairia dos atuais 26,25% para 25%.

A emenda de Simon - baseada na emenda do também gaúcho Ibsen Pinheiro (PMDB), que provocou a revolta dos governadores e parlamentares dos estados produtores - reúne as receitas de royalties e participações especiais pagas na exploração de petróleo em áreas já licitadas e a leiloar num único bolo e estabelece que a União ficaria com uma fatia. O restante seria dividido, conforme as cotas dos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM).

Esse modelo reduziria, em valores de 2009, a arrecadação do Estado do Rio de R$ 4,884 bilhões para R$ 90,516 milhões. Para evitar o colapso da economia dos estados produtores, Simon adicionou um artigo que transferia para a União a obrigação de ressarcir os estados e municípios que perderem receita pela nova divisão.

Desde a aprovação do projeto no Congresso, o presidente deixou claro que vetaria a emenda aprovada sem o aval do Palácio do Planalto. O projeto original do governo não tratava da divisão das receitas dos royalties, mas substituía o modelo de concessão pelo de partilha da produção de petróleo.

O governo, porém, sabe que o novo projeto de lei não terá condições de emplacar no Congresso - cuja ideia derrotou ao aprovar uma divisão que desconsidera o direito constitucional dos estados produtores de ter uma fatia maior da renda do petróleo. Por isso, a discussão de novas regras de distribuição dos royalties do petróleo ficará para o governo Dilma Rousseff, a partir do projeto enviado por Lula.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COLETA SELETIVA NA EMPRESA

Coleta seletiva

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Reciclagem

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

Minimização de resíduos

Chamamos de 3 Rs : primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.

Razões para reciclar :

CONTRIBUIÇÃO PARA A NATUREZA :

50 kg de papel velho = uma árvore poupada
1.000 Kg de papel reciclado= 20 árvores poupadas
1.000 Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada
1.000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados
1.000 Kg de alumínio reciclado= 5000Kg de minérios extraídos poupados

Note que areia, petróleo e minérios são recursos naturais não renováveis.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :

Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.