terça-feira, 24 de maio de 2011

ESPANHÓIS QUEREM INVESTIR EM PORTO DO CEARÁ


Em 2012, o Brasil receberá comitiva de empresários espanhóis, em visita aos portos brasileiros. Segundo assessoria do Ministério dos Portos, é grande o interesse no Ceará por causa da exportação de frutas

A Espanha está interessada em expandir investimentos no Ceará, segundo informações do Ministério dos Portos. O Estado que é o terceiro maior exportador de frutas do País deve fechar futuros negócios com empresários espanhóis do setor, depois de reformas exigidas pelos europeus no Porto do Mucuripe.
O interesse já tinha sido aventado há um ano e meio, de acordo com o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda. Mas faltava estrutura específica nos portos cearenses. Com as reformas, uma comitiva de empresários espanhóis visitará, em 2012, vários portos brasileiros para ver o que foi feito e viabilizar (ou não) novos negócios.



Para fazer a linha internacional de longo curso da exportação de frutas para a Espanha, o porto do Mucuripe precisava de maior profundidade no canal de acesso, para receber navios maiores; e de parque de tomadas frigoríficas maior, para receber mais contêineres refrigerados que transportam frutas. De acordo com a CDC, mais de 95% da dragagem de aprofundamento do Porto de Fortaleza (de 11 metros para 14 metros) está concluída. “Deve ficar pronto entre junho e julho”, afirma Paulo Holanda.

Já o parque de tomadas frigoríficas está sendo duplicado: serão 500 tomadas de refrigeração de contêiner. O parque ficará pronto até setembro de 2011. “Neste ano, vamos ampliar as exportações em, pelo menos, 30%, com as reformas”, garante Holanda.

Barcelona
O compromisso dos empresários espanhóis em visitar os portos brasileiros no próximo ano foi fechado ontem, em Barcelona, com comitiva de empresários brasileiros e Ministério do Portos, mas ainda não há detalhamento sobre data e valor de investimentos.

Segundo a assessoria da pasta, a visita à cidade espanhola tem o objetivo de conhecer a tecnologia aplicada no porto multiuso de Barcelona e estudar a viabilidade de replicá-la nos portos brasileiros. Com investimentos de até R$ 1 bilhão, o Ministério quer portos multiuso: que recebam carga e passageiros simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário