terça-feira, 17 de maio de 2011

JAPONESA JOGMEC NO PRÉ-SAL


A Petrobras assinou um acordo (Specific Agreement) com a Jogmec - Japan Oil, Gás and Metals National Corporation (Companhia Japonesa de Óleo, Gás e Metais), com o objetivo de iniciar um estudo de viabilidade técnica para o projeto de dutos flexíveis para produção de petróleo na área do pré-sal.

     O estudo de viabilidade técnica para o projeto do duto flexível será a segunda atividade colaborativa a ser realizada entre a Petrobras e a Jogmec. O relacionamento entre as duas empresas iniciou-se em dezembro de 2005, com a assinatura de um Memorando de Entendimentos para colaboração em atividades de mútuo interesse nas áreas de exploração e produção de petróleo e gás; saúde, meio ambiente e segurança; além de projetos de pesquisa e desenvolvimento no setor. A primeira atividade de pesquisa unindo esforços mútuos se iniciou em 2006, com base em estudos sobre sistemas FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) do tipo Mono-Coluna (casco em formato cilíndrico), sendo concluída com êxito e apresentando resultados promissores.

     O estudo de viabilidade técnica será conduzido por um consórcio japonês composto, entre outras empresas, pela Furukawa Electric Co. Ltd. Seu escopo consiste no desenvolvimento de um projeto de duto flexível para a produção de petróleo offshore em águas ultraprofundas no polo pré-sal. O prazo de conclusão deste estudo é dezembro de 2014.

     Quando o projeto estiver tecnicamente validado, será avaliada a oportunidade de se instalar uma fábrica no Brasil.

     Fonte: Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional da Petrobras
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário