segunda-feira, 23 de maio de 2011

NAUFRÁGIO COM MAS DE 100 PESSOAS NO LAGO PARANOÁ


Um barco com 92 passageiros e 12 tripulantes virou e afundou ontem à noite, por volta das 21 horas, no Lago Paranoá, em Brasília. À meia noite, o plantão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal confirmou à reportagem do Estado que um bebê de seis meses havia morrido no acidente. Outros dois passageiros foram levados em estado grave para um hospital no centro da capital.
Por volta de 23h, os bombeiros já haviam resgatado todas as pessoas. Equipes de salvamento trabalhavam no local com a ajuda de 5 helicópteros que iluminavam a área em que o barco Imagination afundou. O acidente foi perto da nova ponte de Brasília, a ponte Juscelino Kubitschek.
A polícia e os bombeiros informaram que depoimentos colhidos com os primeiros passageiros resgatados apontavam para a possibilidade de o acidente ter sido provocado por uma lancha - que passava pela mesma área do lago e abalroou o barco ou que fazia uma espécie de escolta da embarcação e, inadvertidamente, se chocou contra o Imagination.
O barco percorria o lago enquanto dava uma festa, programação comum nos finais de semana da capital. A embarcação saiu de um clube por volta das 19h30. Familiares das pessoas que estavam no barco e os serviços de socorro usaram as instalações da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) como base de apoio para trabalhar e coletar informações sobre os parentes.
Poucos coletes. Ismael Mousinho queixou-se da falta de coletes para todos os passageiros e disse que o resgate foi facilitado pelo fato de o barco ter "embicado" em uma região do lago com pouca profundidade. "Uma parte do barco ficou de fora". Ele disse que sentiu quando uma lancha bateu no Imagination. O barco teria capacidade para somente 80 pessoas.
Os passageiros resgatados reclamaram que a maioria dos coletes salva vidas estava no segundo andar do barco. A maioria das pessoas dançava no momento em que o barco começou a afundar. O comandante da embarcação, Airton Carvalho da Silva, tem 28 anos e foi levado para prestar depoimento na 10ª DP.
Estima-se que ainda faltam 7 pessoas a ser resgatada, os bombeiros retomaram as operações hoje as 06:00 a procurar as sete pessoas desaparecidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário