sábado, 28 de maio de 2011

RIO DE JANEIRO EM ALTA NO MERCADO

Apoio à implantação e ampliação de estaleiros, capacitação de mão de obra e adensamento da cadeia de fornecedores são alguns exemplos de políticas públicas realizadas pelo Governo do Estado no intuito de manter a liderança da indústria naval. O Rio está a todo vapor e quer dar continuidade ao crescimento no setor. São mais de 15 estaleiros no estado, com previsão de instalação de mais cinco.


O Rio emprega atualmente mais de 25 mil profissionais no setor naval e nos seus diversos estaleiros produz navios mercantes, navios de apoio portuário, navios militares e plataformas offshore, tornando-se o estado com maior verticalização de produção no país. Entre os principais projetos previstos está a produção de 48 navios, 14 módulos, cinco plataformas, duas balsas e duas barcaças.
A maior concentração de estaleiros no estado fica na Região Metropolitana, principalmente em São Gonçalo e Niterói. STX Europe, Aliança, Renave/Enavi, Estaleiro Mauá, Cassinú, UTC, Transnave, Eisa, Rio Nave, Sermetal, Arsenal da Marinha, Setal, SRD Offshore, Brasfels e Mac Laren Oil são os estaleiros que compõem a indústria naval do Rio. Estão previstas as construções do Aliança Offshore, Estaleiro Alusa-Galvão, Inhaúma, Estaleiro OSX e o da Marinha.
Até 2020, o Rio pretende entregar 53 sondas, 504 barcos de apoio e especiais, 84 plataformas de produção, 85 jaquetas e TLWP e 30 navios petroleiros (Suezmax).
Entre as oportunidades para setor o governo oferece apoio portuário, cabotagem, navegação fluvial e interior, embarcações militares e offshore. Além de dar total apoio e incentivo às empresas Navipeças, que produzem peças para navios e são fornecedores diretos dos estaleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário