sábado, 14 de maio de 2011

TRANSPETRO QUE CHEGAR A MAIS DE 110 NAVIOS EM 2014


O primeiro dos três navios do tipo bunker encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) estão  sendo construído , pelo estaleiro Superpesa, do Rio de Janeiro. O início das obras, celebrado com o corte da primeira chapa de aço, representa a estreia do Superpesa no Promef, que já mobiliza os estaleiros Ilha S.A (Eisa), Atlântico Sul (EAS) e Mauá, e prevê a encomenda de 49 embarcações.

De acordo com a nota da Transpetro, os navios encomendados ao Superpesa terão como função abastecer outras embarcações e, por isso, são projetados com dispositivos para aumentar a capacidade de manobra e atracação lateral. Com 91,85 metros de comprimento e calado de 4,5 metros, cada navio bunker terá capacidade para armazenar até 4 mil metros cúbicos de óleo combustível e/ou óleo diesel.
Ao todo, serão utilizadas 3,6 mil toneladas de aço para a construção dos três navios. As duas primeiras embarcações serão lançadas ao mar em 2012 e a última, em 2013. O contrato com o estaleiro é de R$ 110,5 milhões e, ao longo das obras, serão gerados 500 empregos diretos e dois mil indiretos.

O programa de construção naval da Transpetro, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), já criou mais de 15 mil empregos diretos no país. Ao longo do Promef serão gerados 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.
Com o programa, a expectativa é de que a frota da Transpetro chegue a mais de 110 navios em 2014. Hoje, o Brasil já possui a quarta maior carteira de encomenda de navios petroleiros do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário