segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

28 DE FEVEREIRO - DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO AOS ESFORÇOS REPETITIVOS - LER

Trabalhadores de diversos ramos de atividades estão expostos a fatores organizacionais e psicossociais que propiciam a ocorrência e/ou agravamento de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort), tais como a execução de movimentos repetitivos, o uso de postos de trabalho inadequados, a exposição a vibração e ruído, longas jornadas de trabalho, pressão para cumprimento de metas e de padrões de qualidade.

O monitor é um dos principais focos de perigo. Os reflexos no ecrã, o mau posicionamento do monitor, a execução de tarefas repetitivas que usam sempre os mesmos músculos e nervos dos olhos (por exemplo, a introdução de dados) esforçam a visão. E que dizer do pó? No início dos anos 90, uma equipa de investigadores noruegueses descobriu que as pessoas que trabalham diante de monitores têm cinco a dez vezes mais pó impregnado no rosto. A explicação é simples: o campo electrostático que circunda o monitor atrai os iões com carga negativa que pairam no ambiente; entre o monitor e o utilizador forma-se um campo de iões positivos e negativos, aos quais as minúsculas partículas de pó se agarram; o monitor repele as partículas com carga positiva para a cara do utilizador.

Isto para não falar das posturas incorrectas, isto é, todas as que são desconfortáveis para o utilizador e passíveis de causar lesões nos músculos e tendões. Sem que se apercebam, os utilizadores de computadores usam em excesso os músculos do pescoço, ombros e braços e sobrecarregam o esqueleto, em particular a coluna vertebral. É comum ver alguém olhar para o monitor com o queixo ou toda a cabeça lançados para a frente, com as pernas cruzadas ou as costas completamente dobradas.


A posição de trabalho
A adopção de uma postura correcta é o principal modo de prevenir lesões músculo-esqueléticas.
Uma posição neutra (em que se atinge o ponto de conforto) varia de pessoa para pessoa. No entanto há que ter em atenção alguns parâmetros:  costas direitas e apoiadas; pés assentes no chão (ou num acessório próprio); entre o braço e o antebraço, as costas e as pernas o ângulo formado é de 90º; ausência de pressão na parte interior dos joelhos; antebraço plenamente apoiado; pulso e mão à altura do antebraço.
















Uma vez definida a posição e regulada a cadeira, deverá usar acessórios para ajustar os restantes parâmetros (suporte para folhas, apoio para pés, suporte para teclado e rato…).
Uma boa cadeira é fundamental. Como regra, procure um modelo que possibilite o maior número possível de ajustes (altura do assento, dos apoios dos braços e do encosto e ângulos entre estes) e preparado para eventuais adições (encosto para a cabeça, apoio para os pés e braços, etc.). Experimente, tanto quanto possível, várias cadeiras antes de fazer a sua opção. Dê especial atenção ao apoio lombar e dos antebraços e ao conforto do assento.
Uma boa secretária de trabalho não deverá ser demasiado alta, a fim de não obrigar o utilizador a colocar os braços de uma forma incorrecta. O ideal será que esteja à mesma altura dos apoios dos braços da cadeira. A reentrância central faz com que o utilizador aceda facilmente a todos os objectos colocados sobre a secretária, sem que, para isso, tenha de se sujeitar a posições incorrectas.

Os teclados e os ratos são em conjunto com o monitor, os dispositivos informáticos que mais vão influenciar a sua saúde e provocar uma maior ou menor fadiga.
Uma grande parte dos teclados ergonómicos do mercado inclui já apoio para os pulsos, que é de utilização obrigatória. No entanto, os utilizadores intensivos deverão ir um pouco mais longe e adquirir um teclado ergonómico, que diminui a fadiga e aumenta a velocidade de digitação. Um rato ergonómico é também aconselhado, sendo recomendável optar por um modelo baixo, que exige um menor esforço do pulso.



A iluminação
Num  espaço com iluminação natural, a luz deverá incidir de lado em relação ao monitor, nunca de frente (causa encadeamento) ou de trás (faz reflexos no ecrã).
“Luz natural” é diferente de “luz solar”. Luz solar directa pode na grande maior parte das vezes causar fadiga e stress visual, para além de calor. O que a maioria das pessoa gosta é de “luz natural”, uma luz difusa e confortável. Torna os espaços agradáveis, atractivos e desejados.
O mau design de iluminação pode:
  • Aumentar a quantidade e a frequência de erros
  • Provocar dores de cabeça e fadiga visual
  • Provocar dores musculares, normalmente por se adoptarem posturas desadequadas para “fugir” a problemas de iluminação
  • Aumentar a distracção – constantes alterações da posição do mobiliário, “acende e apaga” luzes, subir e descer estores e cortinas (que além de distrair impedem a luz natural de entrar, piorando ainda mais o ambiente).
     
A temperatura ambiente
Uma temperatura agradável situa-se entre os 20º e 24º no Inverno e entre os 23º e 26º no Verão.
Todas estas questões relacionadas com conforto térmico podem afectar a sua produtividade. “Desconforto térmico” pode:
  •  tornar mais difícil manter constantes os níveis de produtividade
  •  reduzir os níveis de desempenho em tarefas que exigem concentração tal como leitura, raciocínio lógico e compreensão
  • aumentar a má disposição 
  • aumentar a dispersão e a falta de atenção
  • aumentar e reforçar os sintomas de doença tais como dores de cabeça ou fadiga 
  • aumentar os níveis de stress
     
Faça uma pausa
Fazer pequenas pausas pode exigir auto-disciplina e organização, mas não o fazer é altamente desaconselhado – mesmo que o seu espaço de trabalho seja ergonómico. De vez em quando, levante-se e estique o corpo, ou dê alguns passos. Se não o puder fazer, organize as suas tarefas de modo a executá-las intercaladamente – estará a alternar os músculos e tendões que usa em cada uma delas. A fim de prevenir a fadiga visual, feche os olhos durante alguns segundos e foque ocasionalmente objectos distantes (a 6m ou mais). Pode também fazer pequenos exercícios de alongamento e relaxamento – valem sobretudo pela mudança de posição.

FILMES COM TEMAS DA ERGONOMIA


domingo, 27 de fevereiro de 2011

USO PROLONGADO DO CELULAR

 
Muitas pessoas já sabiam que o uso excessivo de celular prejudica a saúde, mas agora saiu um novo estudo onde conclusão é que o prolongado uso do celular pode afetar a atividade metabólica do cérebro. Pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association, analisou os efeitos que causa a utilização dos telefones móveis em chamadas com tempo superior a 50 minutos e chegou à conclusão que o uso superior a esse tempo causa um pico no metabolismo da glicose cerebral.
No estudo, a alteração do metabolismo da glicose acelerou cerca de sete por cento, frente à atividade normal que acontece na área do cérebro próxima da antena do celular, estudo esse feito, em 47 participantes da pesquisa, que transcorreu entre os dias 31 de dezembro de 2009 a um de janeiro de 2010.
Pesquisadores não conseguiram apurar os efeitos para o corpo humano, para a saúde da pessoa, é o efeito que podem ter as alterações registradas, num uso prolongado das ondas de radiofreqüência nas células cerebrais. Apenas conseguiram concluir que o cérebro reage a uma sobre exposição a esse fator.
Neste artigo publicado apenas agora, um ano após a pesquisa, explica que o estudo de responsabilidade dos investigadores americanos do National Institutes of Health, foi usado como recurso o meio das tomografias, por meio de emissões de positrões. Concluindo assim, que não está claro se o efeito é nocivo e o uso de celulares por tempo muito prolongado possa vincular o aparecimento de câncer no cérebro.
Estima-se que existam em todo o planeta, cerca de cinco bilhões de aparelhos celulares em todo o mundo, e a estimativa é de que esse número cresça ainda muito mais. Esperamos então que os cientistas cheguem logo a uma conclusão para que os fabricantes de celulares possam tomar uma medida para evitar alguma doença ou prejuízo a saúde de seus usuários.
O uso freqüente e prolongado do telefone celular contribui para o desenvolvimento de tumores benignos e malignos nas glândulas salivares, segundo uma pesquisa da cientista israelense Siegal Sadetzki, divulgado no jornal “The Jerusalem Post”.

Sadetzki, médica, epidemiologista e catedrática na Universidade de Tel Aviv, diz que quem usa o celular com freqüência tem uma chance 50% maior de desenvolver um tumor nas parótidas (glândulas situadas dos dois lados do rosto) do que aqueles que não usam o aparelho.

O maior risco se dá entre usuários freqüentes que moram em áreas rurais, já que os celulares precisam emitir maior radiação para compensar a escassez de antenas, segundo a pesquisa.

A pesquisadora chegou a essas conclusões – recentemente publicadas no “American Journal of Epidemiology” – após examinar 500 israelenses com tumores benignos e malignos nas glândulas salivares.

Sadetzki e sua equipe perguntaram ao grupo de pesquisados sobre como usavam o telefone celular e depois compararam os resultados com as respostas de 1.300 israelenses sem câncer

sábado, 26 de fevereiro de 2011

SEXO ORAL E O CANCRO DE GARGANTA

No Estados Unidos, as infecções por Vírus do Papiloma Humano (HPV) são maioritariamente provocadas pela prática de sexo oral com múltiplos parceiros.

De acordo com um estudo da Universidade do Ohio, que vem reforçar conclusões de estudos anteriores, conclui-se que os indivíduos que praticaram sexo oral com mais de seis indivíduos têm oito vezes mais possibilidades de desenvolver esta doença do que indivíduos com menos parceiros sexuais.

Maura Gillinson, a investigadora responsável pelo estudo, explica que, entre 1974 e 2007, houve um incremento de 225% em todos os tipos de cancro oral derivados do HPV. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano estima que, durante as duas últimas décadas, o número de contagiados tenha duplicado e estima que metade da população norte-americana sexualmente activa venha a contrair o vírus ao longo da sua vida.

Em Portugal também existem números que apontam para uma tendência similar. Se antes, o perfil social do doente de cancro oral estava traçado - homem, fumador e com hábitos alcoólicos muito marcados -, nos últimos anos essa realidade alterou-se.

Os médicos dentistas que trabalham no IPO de Lisboa deparam-se hoje com um novo padrão, em que, de acordo com Daniel de Sousa, responsável pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do IPO de Lisboa, há «uma prevalência crescente de doentes mais jovens, na casa dos 30 anos, com cancro oral».

Daniel de Sousa refere que «a nível da informação médica internacional esta é uma realidade que começa a ter muito significado», porém, em Portugal não existem ainda estatísticas sobre este tipo específico de cancro oral, que ocupa ocupa o 5.º lugar na prevalência a nível nacional.

A maioria dos casos de cancros orais em Portugal continua a ser descoberta na população mais velha. Todos os anos são detectados 1500 novos casos: 1200 em homens e 300 em mulheres

ELETRICISTA TEM O PEITO PERFURADO POR VERGALHÃO

Paraíba do Sul/RJ - O eletricista Giovanni Prata, de 34 anos, nasceu de novo depois que seu tórax foi perfurado por um vergalhão de pouco mais de um centímetro de diâmetro. Após oito dias internado, ele teve alta e voltou pra casa.
 Giovanni estava no município de Paraíba do Sul, quando caiu da laje da casa de um amigo enquanto trabalhava. A barra de ferro entrou pelas costas, atingiu a parte superior do pulmão esquerdo, atravessou o corpo e saiu no peito. Segundo os médicos, o vergalhão quase perfurou artérias importantes do  coração.

"As pessoas que chegavam estavam desesperadas, mas eu tava totalmente lúcido e calmo. Pensei muito no meu filho", disse Giovanni.

Logo após o acidente, Giovanni foi encaminhado para o Hospital de Três Rios, e depois foi levado de helicóptero para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para ser operado no Hospital Adão Pereira Nunes. De acordo com o cirurgião, os cuidados no local do acidente e no transporte do eletricista fizeram toda a diferença.

"Além de todo o investimento e a estrutura que foi disponibilizada, a espera das pessoas foi fundamental, evitando um dano secundário que podia ter matado ele", contou o cirurgião torácico, Anderson Fontes.

A esposa de Giovanni ficou assustada quando viu as fotos do incidente. "Quando eu cheguei no hospital, eles foram me mostrar as fotos. E eu fiquei apavoradíssima com que eu vi. Eu acho que não iria aguentar ver ao vivo", disse Magali Prata.

A cirurgia para a extração da barra de ferro durou 4 horas. "Se tivesse uma marcação adequada de segurança não teria acontecido o acidente, porque tinha uma parede aberta e não tinha nada protegendo da queda lá em baixo. Era um buraco aberto sem nada avisando que tinha aquele buraco ali", contou.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BRASILEIROS DA QUEIROZ GALVÃO - NA LIBIA


O grupo de mais de 130 brasileiros que reside na cidade de Benghazi, a segunda maior da Líbia, espera conseguir sair do país até sexta-feira. Em entrevista à BBC Brasil, Marcos Jordão, diretor da empresa Queiroz Galvão, na qual os brasileiros trabalham, disse que o prazo foi dado pela Embaixada do Brasil na capital líbia, Trípoli, e confirmado pela empresa. A expectativa é de que eles saiam da cidade portuária líbia de barco.
A casa de Jordão está abrigando um total de 56 pessoas, em sua maioria brasileiros, mas há também portugueses. Outras 144 pessoas estão hospedadas em um hotel local.
O diretor da Queiroz Galvão contou que andou pelas ruas da cidade na quarta-feira pela manhã e disse que o clima é de tranquilidade e que os brasileiros passam bem.
Clima tranquilo
''Hoje eu andei pelas ruas não vi nenhum indício de que tenha havido conflito recente. O trânsito estava normal, só as lojas que continuam fechadas'', contou Jordão.
Benghazi foi a cidade em que os protestos contra o governo do líder da Líbia, Muamar Khadafi, tiveram início, ainda semana passada.
O coronel Khadafi chegou ao poder por meio de um golpe militar em 1969, após um golpe militar.
Na terça-feira à noite, o líder líbio fez um pronunciamento transmitido pela TV no qual afirmou que não pretende renunciar.
''Apreensão''
Jordão comentou que apesar da aparente tranquilidade na cidade, existe um clima de ''apreensão''.
''O que acontece é a ansiedade. Porque não sabemos o momento exato (da partida)'', disse o diretor da Queiroz Galvão. Mas ele acrecentou não ter visto ''nenhuma cena de conflito''.
No entanto, entre os brasileiros que estão refugiados na sua casa, ele foi o único que andou pelas ruas de Benghazi, desde a eclosão dos protestos e da repressaão implementada pelas autoridades da Líbia.
A Queiroz Galvão é a única empresa brasileira com sede em Benghazi. Outras companhias do Brasil que atuam na Líbia, como a Petrobrás, Odebrecht e Andrade Gutierrez, estão baseadas em Trípoli.

DISCOVERY CHANNEL HOJE - O DESAFIO DO PRÉ-SAL


Contudo, exploração dessa fonte, à qual está ligada a independência do Brasil em petróleo e em gás natural, representa um verdadeiro desafio tecnológico e científico, que começou a ser enfrentado mesmo antes da descoberta do petróleo ali. Encontrar petróleo em condições totalmente novas, vencendo a espessa camada de sal, exigiu o desenvolvimento de novas tecnologias de extração e tentativas sucessivas para que ele fosse enfim encontrado – algumas delas em vão.

O telespectador acompanha o trabalho da equipe de engenheiros e o contraponto: a exploração do petróleo pode significar a saúde financeira do País, mas está na contramão do desenvolvimento sustentável e da busca por fontes de energia renováveis e não poluentes.
O Desafio do Pré-Sal mostra esse cenário de investimentos bilionários e riscos imensos que derivam de condições de pressão e temperatura nunca experimentadas, da corrosão de equipamentos, e que podem representar perigo para os trabalhadores ou até tragédias como o vazamento no Golfo do México. Saiba como engenheiros e cientistas desafiam os limites do conhecimento humano em busca do ouro negro.


[O Desafio do Pré-Sal Canal: Discovery Channel, estreia: hoje sexta-feira [25 de fevereiro], às 22h.Classificação indicativa: 12 anos ].
O Discovery Channel é uma marca global dedicada a criar conteúdo de alta qualidade baseado na vida real. Sua missão é informar, entreter e satisfazer a curiosidade de seu público, através de uma programação variada nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, história, aventura humana e cultura mundial. Lançado nos Estados Unidos em 1985, e na América Latina, em 1994, o Discovery Channel está presente em mais de 170 países. | www.discoverybrasil.com

ESQUIZOFRENIA NO TRABALHO


 esquizofrenia, transtorno psíquico caracterizado por alucinações e alterações do raciocínio lógico, acomete trabalhadores de diversas categorias, entretanto está mais presente em ambientes onde a pressão da chefia é constante e intensa, como nos bancos. 

"A Previdência não trabalha com medicina preventiva, entretanto verifica o ambiente onde o trabalhador se encontra", frisa o gerente executivo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Jurandir Teixeira de Lemos.
Segundo ele, mais de 200 doenças acometem os beneficiados da regional. Quando funcionário é afastado, pagamento dos 15 primeiros dias são arcados pelo empregador. "A partir do 15º dia, o INSS é acionado para providenciar o benefício", comenta. Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. Neste caso, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por 12 meses. 

"Entretanto, este prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho", explica. Algumas doenças, como tuberculose, hanseníase, alienação mental, cegueira e cardiopatia, entre outras, dispensam também os 12 meses de carência.


"Os gestores cobram de uma maneira que fica insustentável aos trabalhadores". Além da pressão psicológica, que gera estresse e outros transtornos psíquicos.


  1. Perda de sensibilidade dos neurônios ao neurotransmissor glutamato, em áreas do lobo frontal. Neurotransmissores são componentes químicos que fazem a comunicação entre dois neurônios, e o glutamato é essencial para a estimulação neuronal no cérebro. Acredita-se que seja o córtex frontal a parte do cérebro envolvida na esquizofrenia, porque é possível induzir resposta mental semelhante a da doença em macacos Excitação excessiva de neurônios secretores de dopamina nos centros comportamentais do cérebro. A dopamina é um outro neurotransmissor que foi relacionado a esquizofrenia por ser capaz de induzir sintomas dessa doença em pacientes com Mal de Parkinson. Obs: Ocausando pequenas lesões nos lobos pré-frontais deles.
  2.  Função anormal da parte do sistema límbico responsável pelo controle comportamental que está centrado no hipocampo. O sistema límbico é a parte do cérebro responsável pelas emoções e comportamento, e o hipocampo é integrante do sistema límbico, foi observado que em alguns pacientes esquizofrênicos a região hipocampal estava reduzida.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O QUE É A CAT?


O que é?
É a Comunicação de Acidente de Trabalho.

Quando deve ser feita?
Toda vez que o trabalhador se acidentar, mesmo que o caso não seja grave, e com ou sem afastamento do trabalho.

Para que serve?
Para registrar a ocorrência e servir de garantia legal para o trabalhador. Um pequeno ferimento, por exemplo, pode evoluir para situações mais graves. Se o trabalhador tiver a CAT com o registro do acidente, poderá comprovar que o seu problema teve origem no local de trabalho

Quem faz a CAT?
A empresa. Mas se esta se recusar, o próprio trabalhador pode fazer, seus dependentes, o sindicato, o médico que o atendeu ou qualquer entidade pública. O Formulário da CAT pode ser pedida no sindicato. Depois de preenchido, o documento deve ser registrado no setor de acidentes de trabalho do INSS.

Quem fica com as cópias da CAT?
O INSS, a empresa, o acidentado ou seus dependentes, o sindicato, o SUS e a DRT (Delegacia Regional do Trabalho).

 Sabe-se que a Saúde e a Segurança do Trabalhador em seu ambiente de trabalho estão em voga nos dias de hoje, principalmente em função de ser imenso o número de acidentes do trabalho. Importante lembrar que a integridade física do trabalhador é assegurada pela Constituição, que obriga o empregador a observar as normas básicas de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho.
    É notório o fato de que existe grande resistência, por parte das empresas, de emitirem a chamada CAT. Os motivos para que ocorra esse procedimento são os mais variados possíveis; vai do simples desconhecimento da obrigatoriedade desse procedimento, passa pela não caracterização do episódio como acidente pelo empregador, até manobras de empregadores que são exceção para evitar os conseqüentes encargos trabalhistas que dela são derivados.

    Em que pese haver previsão legal para os casos em que, omitindo-se o empregador, a CAT poder ser preenchida por outros agentes, como o próprio empregado, o sindicato ou o médico que o atendeu. Na prática, em especial no que diz respeito aos acidentes típicos, o INSS não tem concedido o auxílio-doença acidentário, mas sim o auxílio-doença comum, nos casos em que a CAT não é preenchida pelo empregador.

    É incontroverso que o empregador deve, obrigatoriamente, comunicar a ocorrência do acidente do trabalho à Previdência Social, sendo tal imperativo derivado de lei. No caso de estar caracterizado o acidente do trabalho e consideradas as facilidades de emissão da CAT — a comunicação pode ser feita através da internet —, nada poderia ensejar a omissão no cumprimento desse dever.
    Nesta linha de argumentação, devemos alertar o empregador que por conveniência não emite a CAT, mesmo quando configurado o acidente de trabalho, dos riscos a que está exposto. O procedimento gera a falsa idéia de que o mesmo estará livre de encargos. O raciocínio é de que para manter os índices de acidentes do trabalho baixos o procedimento deverá ser adotado, garantindo um desconto de até 50% sobre a contribuição do SAT, que incide sobre a folha de pagamento da empresa. Em contraposição, quando esses índices são altos, poderá haver uma penalização de até 100% sobre essa contribuição.

    A não emissão da CAT faz com que o trabalhador, ao entrar com pedido de benefício junto ao INSS, receba o auxílio-doença, e não o auxílio-doença acidentário, o que, por conseqüência, faz com que o empregado não tenha direito ao recolhimento do FGTS durante a vigência do benefício, e, recebendo alta, também não tenha direito à estabilidade provisória.

    O empregador que não comunica o acidente do trabalho quanto este é incontroverso assume um risco, já que está contrariando dispositivo de lei. O Ministério Público do Trabalho está atento e tem patrocinado procedimentos investigatórios que quando não se resolvem com a celebração de termo de ajuste de condutas, dão origens a ações civis públicas. Neste cenário, recentemente, o banco HSBC foi condenado a pagar indenização de R$ 500 mil a título de danos morais coletivos pela não emissão de CAT.
Não obstante o acima destacado, o Nexo Técnico Epidemiológico, que passou a vigorar desde abril deste ano, permite aos médicos peritos estabelecer correlação entre a doença a que o trabalhador foi acometido e a atividade econômica desempenhada pela empresa. Isso representa, para o empregador, mais um motivo para que emita a CAT, pois, dependendo do tipo da doença e da atividade econômica da empresa, é muito difícil de se negar o nexo causal entre ambas.

    Certamente, tais mudanças normativas e de fiscalização servem para alertar o empresário de que, gradativamente, está sendo adotada uma postura mais rígida no sentido da penalização do acidente do trabalho. O momento é de adequação às normas reguladoras da matéria.
Não deve olvidar, pois, o empresário, que, mesmo admitindo-se o nexo causal, através da emissão da CAT, sempre convém ao empregador discutir a responsabilidade civil da empresa frente ao acontecimento, havendo que se destacar que, algumas vezes, o acidente se dá por culpa exclusiva – quando há negligência, imprudência ou imperícia por parte do acidentado – ou concorrente do trabalhador.

    Por fim, cumpre sugerir, em face de tudo que foi dito, que o empregador atente para as normas reguladoras do assunto em tela, e emita a CAT na ocorrência de um acidente do trabalho incontroverso, sob pena de estar sujeito a sanções que podem acabar sendo extremamente prejudiciais ao empreendimento.

PLANEJEM E INVISTA NA ERGONOMIA


Dados da Previdência Social mostram que cerca de 90% dos trabalhadores que se afastam por algum benefício são por doenças osteomusculares e sofrimento mental.

Atualmente as empresas têm em seu quadro um grande contigente de pessoas se afastando por esses problemas.

A ferramenta para resolver esse problema é a ergonomia, pois é a ciência que estuda e analisa os fatores de risco que causam as doenças osteomusculares e sofrimento mental. 

O grande problema nas empresas é a falta de organização do trabalho, a má gestão que não observa o esforço físico, a repetitividade, as más posturas, metas inatingíveis, entre outros.

Os benefícios da ergonomia são: prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de doenças ocupacionais, melhoraria das condições de trabalho, evitar o erro humano, promover a integridade física e psicológica, melhorar a integração, aumentar a produtividade nas empresas e reduzir custos.

CEARA PROIBI OS SONS TIPO PAREDÃO


A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, por unanimidade entre os 40 parlamentares presentes, projeto de lei que proíbe o funcionamento dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões, nas ruas, praças, praias e demais espaços públicos da capital cearense. Foi nesta terça-feira, dia 22.
A proibição se estende aos ambientes privados de livre acesso ao público, como postos de combustíveis e estacionamentos. O descumprimento do estabelecido na lei deverá resultar na apreensão imediata do equipamento que, durante o Carnaval, é febre para admiradores e dor de cabeça para os demais moradores da cidade.
O 'paredão' é um equipamento vertical instalado na traseira dos veículos, formado por caixas de som. O projeto de lei não estabeleceu as dimensões nem a potência para enquadrar o aparelho, mas o definiu como 'todo e qualquer equipamento de som automotivo rebocado, instalado ou acoplado nos porta malas ou sobre a carroceria dos veículos'.
De autoria do vereador Guilherme Sampaio, líder do PT na Câmara, o projeto ganhou apoio popular antes da votação, por meio das mídias sociais. Uma forte campanha foi desenvolvida no Twitter. 'Foi fundamental a mobilização da sociedade', disse o petista. "É a garantia da paz e do sossego público'', definiu.
Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pela prefeita Luizianne Lins (PT), que está de licença médica durante esta semana. Neste ano, mesmo antes da lei, já foram apreendidos 788 equipamentos de som em Fortaleza, sob acusação de poluição sonora.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ALTERAÇÃO DA NR - 6


Foi publicada  no Diário Oficial da União, a Portaria N° 205, de 10 de fevereiro de 2011. O texto altera anexos da Norma Regulamentadora 6, que trazem modelos de requerimentos utilizados por fabricantes ou importadores de EPIs e normas técnicas aplicáveis aos equipamentos. 

Os requerimentos são para cadastro e alteração cadastral de empresas fabricantes ou importadoras de EPI e para emissão, renovação e alteração de certificado de aprovação - CA de EPI. E as normas técnicas listam cada EPI, qual o enquadramento no anexo I da NR-6, além da norma técnica aplicável e as especificidades de cada caso.


MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO

PORTARIA N.º 205 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2011
(D.O.U. de 15/02/2011 - Seção 1 - págs. 76 a 79)

Altera as Portarias SIT n.º 121/2009 e 126/2009.

A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO, no uso das atribuições conferidas pelo art. 14, inciso II, do Decreto n.º 5.063, de 3 de maio de 2004 e em face do disposto no item 6.9.2 e na alínea "c" do item 6.11.1 da Norma Regulamentadora n.º 6, aprovada pela Portaria MTb n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, resolve:

Art. 1º Incluir os § 1º e 2º no art. 4º da Portaria SIT n.º 126, de 02 de dezembro de 2009.
"§1º O prazo de validade do CA será contado a partir da data de emissão do relatório de ensaio ou da certificação, realizados no Brasil ou no exterior, conforme o caso, quando ultrapassado mais de um ano de sua emissão.
§2º Os relatórios de ensaio ou certificações com mais de quatro anos não serão válidos para emissão, alteração ou renovação de CA."

Art. 2º Os Anexos II, III, IV, V e VI da Portaria SIT n.° 126, 02 de dezembro de 2009, passam a vigorar com a seguinte redação: 

Para conferir a portaria na íntegraclique aqui.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CREA VAI ATUAR O DNIT


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Exército e a ATP Engenharia, responsáveis pela obra na cratera da BR-101 serão autuados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RN (Crea-RN) pela não apresentação de documentos referentes a utilização dos R$ 4,5 milhões empregados na recuperação da rodovia. As Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) são necessárias para que o Conselho registre as informações da obra e tem sua apresentação obrigatória prevista em Lei.

De acordo com o presidente do Crea, Adalberto Pessoa de Carvalho, a apresentação destes documentos, que englobam informações sobre o projeto e orçamento, é imprenscindível para que haja a fiscalização dos recursos públicos empregados na obra. "Como nenhum dos responsáveis apresentou os documentos, nós fomos orbigados a notificá-los e autuá-los. Agora, vamos encaminhar o processo administrativo ao Ministério Público Federal, que devera tomar as providências cabíveis", disse.

De acordo com ele, o fato de o Exército e Dnit não terem se dado ao trabalho de encaminhar os documentos denota total descomprometimento com a legislação. "Não podemos ficar assistindo os gestores dessas instituições agirem sem cumprir os pré-requisitos da lei. Nesta obra foram utilizados R$ 4,5 milhões e, até agora, não recebemos os estudos que comprovem a necessidade do emprego destes recursos. Isso é uma brincadeira de mal gosto", afirmou.

Segundo Adalberto, a notificação é indispensável para que o Conselho saiba quem são os engenheiros responsáveis e para que se tenha certeza de que a obra está de acordo com a legislação. Além disso, o Crea precisa da ART, que é um documento de fé pública, para declarar em processos jurídicos, caso seja solicitado.

Trecho recuperado da BR 101 já apresenta sinais de desgaste

O trecho da BR 101 danificado pelas chuvas e reconstruído pelo Exército e Dnit já apresenta sinais de desgaste, tornando evidente o risco de formação de uma nova cratera no local. Com as chuvas deste final de semana, as calhas construídas pelos órgãos para auxiliar o escoamento das águas que passam sob a via foram comprometidas e uma vala com cerca de 2m de profundidade e 100m de extensão se abriu no entorno da pista.

No último dia 23 de janeiro, o aumento da pressão da água do Rio Pitimbu provocou o rompimento dos bueiros ármicos que passam por debaixo da BR-101, entre Natal e Parnamirim, abrindo uma cratera de aproximadamente 60 metros de comprimento. Orçada em R$ 4,5 milhões, a obra recuperação desse trecho foi concluída em 6 de fevereiro.

Segundo o presidente do Crea, a notícia de que o trecho recuperado já está apresentando problemas não foi surpresa. Adalberto Pessoa, que por vezes apontou a fragilidade da intervenção, acredita que o problema no local só será completamente sanado após um trabalho de drenagem em toda a extensão da BR-101 entre o viaduto do 4º Centenário, em Natal, e o complexo viário de Parnamirim.

"O problema deste buraco é recorrente, já preocupou os órgãos em pelo menos outras duas ocasiões, como em 2004 e 2009. Para resolver completamente esta situação, é necessário que se desenvolva um projeto que englobe a drenagem de pelo menos 10km da BR 101. Tudo que for menos do que isso poderá ser considerado um paliativo", disse.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MERCADO DE TRABALHO NO RIO GRANDE - PLATAFORMA P-63


A Quip S/A já começou as atividades de construção e montagem da plataforma P-63 em seu canteiro de obras em Rio Grande, localizado na ponta Sul do Porto Novo. Os serviços iniciados consistem na calibragem de equipamentos e recebimento de material. Já chegaram ao canteiro de obras em torno de três toneladas de aço.

Conforme informações da assessoria da empresa, no último dia 7 houve uma cerimônia interna de início das atividades, com a presença de representantes da Petrobras. No entanto, o início oficial das obras de construção da terceira plataforma a ser feita em Rio Grande e a reinauguração do canteiro, que está sendo ampliado, devem ocorrer no final deste mês ou início de março.

A P-63 se constitui em um investimento de US$ 1,3 bilhão e sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. No pico de sua construção, deverão ser gerados em torno de 3 mil empregos diretos e outros 4,5 mil indiretos. O contrato para a P-63 é executado através de joint-venture formada pelos Grupos Quip e BW Offshore.

A Quip construirá os módulos de processo e completará a integração deles no casco do navio tanque BW Nisa, que está sendo convertido em casco desta plataforma na China, na cidade de Dalian, em parceria com o Grupo BW Offshore. A chegada do casco em Rio Grande deve ocorrer em setembro ou outubro de 2011.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ABAIXO - ASSINADO PARA DILMA ROUSSEFF


Militantes e profissionais da área de saúde do trabalhador tomaram a iniciativa de enviar um abaixo-assinado para a presidenta Dilma Rousseff, reconhecendo os avanços em várias áreas que ocorreram no país nos últimos anos mas, sensibilizando-a para a necessidade de abordar transversalmente as questões relacionadas à saúde dos trabalhadores, posto que persiste uma elevada incidência de acidentes e doenças do trabalho.

A entrega está programada para os próximos dias, porém o número de assinaturas ainda está pequeno perante a importância que tem este tema para a sociedade, sobretudo os trabalhadores. Só no ano passado morreram 2.496 pessoas e 13.047 ficaram permanentemente incapacitadas para o trabalho em plena idade produtiva. Embora assustadores, os dados oficiais são só a ponta do iceberg, já que nas estatísticas não estão computados os trabalhadores informais, o setor público de regime estatutário e trabalhadores por conta própria.

Assim, estamos mais uma vez solicitando que o conjunto das instâncias e sindicatos filiados, seus dirigentes e militantes não só assinem o abaixo assinado, como o divulguem amplamente em seus veículos de comunicação, mailings pessoais e outras estratégias para que ampliemos o número de assinaturas.


Clique no link a seguir para acessar o abaixo assinado:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4154

INGLÊS PARA UM BOM TRABALHO

O Brasil está assistindo a uma transformação no setor educacional privado. O número de escolas que oferecem uma educação bilíngue tem crescido consideravelmente para atender às demandas do mercado. Os pais veem a necessidade de dar a seus filhos uma educação alinhada com um mundo cada vez mais pluricultural e interligado, que exige das pessoas ferramentas que as habilitem a participar efetivamente dessa nova realidade. Uma dessas ferramentas é a fluência na lingua inglesa.

Para levar seus alunos a essa fluência, as escolas têm que oferecer programas bem fundamentados que levem a resultados palpáveis. Isso significa várias horas de uma exposição criteriosa ao idioma por meio de um programa tecnicamente bem estruturado, bem implantado, bem acompanhado e sobretudo, de uma metodologia eficaz.

O mercado atual exige a integração com o indioma inglês nas empresas, e para isso é fundamental o aperfeiçoamento com a profissão, pois não basta ser o profissional! tem que ser versátil com a comunicação com os estrangeiros.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PLATAFORMA CHERNE 2 VOLTA A OPERAR


A Petrobras foi autorizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio, órgão do Ministério do Trabalho, a recolocar em operação parcial a plataforma Cherne 2, na Bacia de Campos. Depois de realizar vistoria na última segunda-feira, técnicos da superintendência liberaram autorização nessa quinta-feira.
De acordo com a vistoria, ficou constatado não haver mais "risco grave e iminente no ambiente laboral". A plataforma retomou nesta sexta-feira a produção.

ELETROCARDIOGRAFIA É SUCESSO NO APH


O projeto Tele-Eletrocardiografia Digital, uma parceria entre o Ministério da Saúde e Hospital do Coração de SP (HCor), completa um ano de atuação no país, com resultados positivos. Desde novembro de 2009, contabiliza 4.621 eletrocardiogramas em mais de cem municípios de todas as regiões do Brasil, por meio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), coordenado pelo Governo Federal.

Com 247 ambulâncias com aparelhos de eletrocardiograma, o atendimento do SAMU, que tem média de tempo estimada em 15 minutos para socorro, conta com tecnologia do HCor, para identificar problemas cardíacos ainda no atendimento pré-hospitalar. Neste primeiro ano de parceria, foram produzidos mais de 1.050 laudos sobre alterações cardiológicas de pequena, média e alta gravidade. As principais ocorrências foram infarto, fibrilação atrial, arritmias cardíacas, taquicardias e bradicardias.

Ao todo, 22 estados, de todas as regiões do país, contam com a tecnologia de tele-eletrocardiograma digital. Os estados pioneiros no serviço são Paraná, Brasília, Goiás, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo (Campinas). Os estados de Rondônia, Amapá e Acre, além do município de Guarulhos (SP) estão discutindo a implantação do projeto.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

INSCRIÇÕES DE CONCURSOS 18 E 20 DE FEVEREIRO NO RN

AERONÁUTICA
A Aeronáutica abriu concurso para 73 vagas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Taifeiros – 50 vagas são para arrumador e 23 para cozinheiro (veja aqui o edital).


O candidato deve ser do sexo masculino, com idade entre 18 e 25 anos (nascidos entre 01/01/1987 e 31/12/1993) e que tenha concluído ou esteja em condições de concluir o ensino médio.
As vagas de arrumador são para Belém, Parnamirim (RN), Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Pirassununga (SP), São Paulo, Canoas (RS), Florianópolis, Brasília e Manaus.
As vagas de cozinheiro são para Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos (SP), Canoas (RS) e Anápolis (GO).
O curso tem duração de 16 semanas. Durante a realização do curso, o aluno terá remuneração fixada em lei relativa a taifeiro-de-segunda-classe (T2), além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e odontológica.
Ao concluir o curso com aproveitamento, o taifeiro-de-segunda-classe é promovido à graduação de taifeiro-de-primeira-classe (T1), na especialidade para a qual realizou o exame de admissão e o curso.
As inscrições devem ser feitas de 31 de janeiro a 18 de fevereiro. O sistema de inscrição estará disponível nos sites http://www.fab.mil.br e http://www.barbacena.com.br/epcar. A taxa é de R$ 50.
O exame de admissão será constituído das seguintes etapas: exame de escolaridade;
exame de conhecimentos especializados; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso. O processo seletivo é em âmbito nacional. As vagas e o curso são regionais.

As provas escritas serão em 27 de março, com início às 9h45. O início do curso é em 8 de agosto.
CREA - RN
O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) abriu inscrições nesta segunda-feira (10) para 121 vagas em cargos de nível médio e superior - 21 imediatas e 100 para formação de cadastro de reserva. O salário varia de R$ 700 a R$ 4.590 (veja aqui o edital).
As vagas são para Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
Os cargos de nível superior são de advogado, contador, administrador, analista de tecnologia da informação, profissional especializado e profissional do sistema Confea/Crea.
Para nível médio os cargos são de profissional de suporte administrativo, profissional de suporte técnico, técnico em contabilidade e profissional de fiscalização.
As inscrições devem ser feitas até 20 de fevereiro pelo site www.institutocidades.org.br ou na sede do Crea-RN, na Avenida Senador Salgado Filho, 1840, Lagoa Nova, Natal, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 80.
A prova objetiva será no dia 27 de março, na cidade de